Saiba como escolher a melhor escola para o seu filho

A escolha da escola traz questões sobre qual será a melhor opção e que critérios devemos ter em conta para a decisão.

O primeiro passo a dar quando se vai escolher a escola são as questões da segurança,afeto, limpeza, higiene, espaço e arejamento, luminosidade e sol, espaços verdes. É importante recolher opiniões de quem conheça ou tenha lá crianças e olhar às questões financeira e logística por exemplo ser perto de casa, da casa dos avós, ou do emprego.
Deve avaliar-se na escola a visão académica e cognitiva, social e cultural e a oferta de atividades extracurriculares.
A mudança de escola é sempre mais fácil na mudança de ciclo (1º, 5º, 7º e 10º anos), porque já é normal mudar de turmas ou ter novos colegas. É natural um certo sentimento de perda e de luto quando se sai de uma escola, mas que é rapidamente ultrapassado pelo sentimento de vitória, de ousadia e de novidade, na nova escola.
Por vezes, a mudança torna-se necessária, porque no ensino secundário as escolas têm ofertas educativas diferentes, que obrigam à mudança.
Se houver mudança do privado para o público não se deve fazer dessa mudança um drama.
Deve-se elogiar a nova escola e mostrar tudo o que ela tem de bom: as atividades, pessoas e projetos interessantes.
No caso de a mudança ser feita a meio do ciclo, pode haver algumas dificuldades, mas são ultrapassáveis, com uma atitude atenta e com formas de apoio, se necessário, atempadas e eficazes.
Se mudaste de escola e agora vais para o ensino secundário, deixo este artigo sobre algum Conselhos para o ensino secundário.

Comments are closed.