Conselhos para o ensino secundário

Grande parte dos estudantes fica entusiasmada com a ida para o ensino secundário, mas há sempre aqueles que têm receio.Os receios incluem a dificuldade, a quantidade de matérias, os métodos de ensino, a exigência, interação com os colegas e professores, etc.

Um conselho para um 10º ano calmo é não acumular a matéria. Deves tê-la sempre em dia, pois os programas são extensos e é fácil ficar matéria para trás.

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.

Os testes serão mais extensos e rigorosos, mas não vão aumentando sempre cada vez que passamos para outro ano? Se tiveres escolhido bem a tua área, a matéria vai ser interessante, e por isso mais fácil de estudar e interiorizar.
Outra coisa que costuma acontecer é: os alunos de 5 que chegam ao secundário e baixam as notas, passando a ser alunos de 14 ou 15 e não 20 como esperavam. Temos que ter em atenção que a escala é bem maior e assim consegue-se distinguir melhor o valor dos alunos.

No fundo o mais importante é aquilo que tu sabes, e não o número na que aparece na pauta.

No ensino secundário, os testes costumam ter versões, as perguntas não são tão claras e as questões de desenvolvimento exigem mais conhecimento. Ou seja, precisas mesmo de estudar para saber a matéria e para conseguires responder.
Se entraste para o secundários e as tuas notas tiveram uma grande queda, terás de recuperar a matéria que perdeste nos últimos anos.
Quanto mais cedo, melhor, porque depois de recuperar a matéria velha vais ter de começar a perceber a matéria nova.
O meu outro conselho é: começa a rever a matéria anterior durante as férias.

Se quiseres podes começar já a pensar que vais ter exames no final de cada disciplina e por isso deixo neste artigo Como Ter Boas Notas nos Exames Nacionais os meus conselhos.

Comments are closed.